fbpx


Você sabe o que é retenção de líquidos? Também conhecido como inchaço em uma ou mais partes específicas do corpo, esse problema é muito mais comum do que parece e atinge principalmente as mulheres de todo mundo. Quer saber os principais sintomas e descobrir como tratar? Continue acompanhando!

A retenção de líquidos é o acúmulo de água em partes específicas do corpo. Esse acúmulo causa o inchaço e ocorre quando os fluidos do vaso sanguíneo e linfático se aglomeram entre as células, formando assim os edemas que atingem principalmente as pernas, tornozelo, barriga e mãos.

Mas se você sofre com retenção de líquido, fique tranquilo pois neste artigo vamos destacar os principais sintomas e te ajudar a se livrar deste problema é um grande incômodo na vida de muitas pessoas. 

Sintomas da Retenção de Líquido

Os principais sintomas causados pela retenção são fáceis de ser identificados e se resume em inchaços em partes específicas de nosso corpo. Saiba agora quais são os mais populares deles:

Retenção de líquido nas Pernas e tornozelos 

Os inchaços nas pernas e nos tornozelos são causados principalmente por passar muito tempo sentado no ambiente de trabalho. Muito na mesma posição sem nenhum intervalo pode fazer com que seu corpo retenha líquido e que os inchaços sejam cada vez mais frequentes. 

Tire uma pausa no trabalho para andar e esticar as pernas, dessa forma você evita que os líquidos se acumulem e que seu corpo inche no fim do dia. 

Se a retenção de líquido também acontece nos pés, é recomendado que você durma com os pés para cima, apoiados em um travesseiro maior para que a água circule pelo corpo e evite a retenção de líquido. 

Retenção de Líquido no Abdômen 

Se você sente a parte baixa do seu abdômen inchado, saiba que isso pode significar que você está retendo líquidos nessa parte do corpo. A retenção de líquido nessa parte, é causada geralmente pela chegada de um novo ciclo mentrual. 

Se esse for o problema, fique tranquila pois deve passar rapidamente. 

Retenção de Líquidos no Rosto

A retenção de líquidos no rosto, é mais propícia a acontecer na área dos olhos. Geralmente, este sintoma está relacionado com o você anda comendo e com a quantidade de sal e conservantes presente nesses alimentos. 

Felizmente, este sintoma desaparece naturalmente com o tempo. Entretanto, é importante que você evite consumir estes tipos de alimentos para evitar que a retenção de líquido no rosto aconteça. 

Além dessas principais causas, a retenção de líquido também pode surgir de problemas cardíacos, hepáticos e renais. Doenças como tireoide também provocam a retenção de líquido. Fique atento à remédios como anti-hipertensivos que também podem favorecer os inchaços corporais. 

Como tratar a retenção de líquido

Ainda que seja um problema que apareça com frequência de muitas pessoas, o tratamento para retenção de líquidos não é difícil e mudando poucas coisas no seu dia a dia, você consegue perceber a diminuição do problema. 

Mantenha uma boa alimentação

Uma alimentação saudável e com todos os nutrientes que o organismo precisa é fundamental para diminuir os riscos da retenção de líquido. Procure incluir mais frutas, legumes e verduras em sua dieta. Acrescentar uma boa quantidade de carboidratos bons também é fundamental para reduzir os riscos da retenção de líquido. 

Dê atenção para alimentos diuréticos, eles contêm a quantidade de potássio ideal para regular o organismo  de acordo com a quantidade de líquidos. Melancia, melão, maçã, abacaxi e limão podem ser grandes aliadas para quem busca diminuir os riscos da retenção de líquido.

Ainda sobre a alimentação, procure diminuir alimentos enlatados, conservantes e alimentos com muito sal e sódio. Opte sempre por uma alimentação fresca e saudável. 

Adote uma rotina de exercícios 

Em alguns casos a retenção de líquido acontece por ficarmos parado em uma posição por muito tempo, por isso, não se esqueça de incluir a prática de exercícios na sua rotina. 

A prática de exercícios impulsiona os líquidos a serem eliminados através da urina, evitando que a retenção ocorra com frequência. 

Beba bastante água

A água é extremamente importante para que nosso organismo continue funcionando normalmente. Sem a hidratação da água fica impossível que o corpo consiga eliminar as toxinas e manter o funcionamento. A não eliminação das toxinas são grandes aliadas para o aparecimento da retenção de líquido. 

Por isso, lembre-se sempre de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se preferir, tome chás, como o de gengibre e pepino, que tenham função diurética e podem ajudar a eliminar a retenção de líquido.  

Além desses hábitos simples e fáceis de serem inseridos em qualquer rotina, ainda existem outros tratamentos que podem facilitar e até mesmo evitar a retenção de líquidos. Conheça algum deles agora.

Drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que tem ficado cada vez mais popular entre as mulheres de todo o mundo, já que quando feita, além de diminuir o inchaço, ela também reduz algumas medidas corporais. 

Os principais benefícios da drenagem linfática são estimular e ativar a circulação sanguínea e também a diminuir a retenção de líquido. Mas essa massagem também pode trazer a redução das celulites e também proporcionar o relaxamento corporal.

Hoje em dia existem diversos profissionais extremamente qualificados que podem garantir uma drenagem linfática que vai te deixar longe de qualquer retenção de líquido. Procure o mais próximo de você e descubra melhor como a prática funciona e todos os benefícios.

Cactinea

Se você ainda não conhece a Cactinea, não sabe o que está perdendo, utilizado por algumas pessoas como um substituto da drenagem linfática, este fármaco possui diversos outros benefícios. Conheça mais sobre ele agora!

Cactinea é o produto obtido do fruto do cacto Opuntia fícus-indica, conhecido também como figo da índia, este medicamento apresenta uma composição de vitaminas, minerais, lipídios, aminoácidos como cisteína e taurina, antioxidantes poderosos como glutamina, flavonóides, entre outros compostos fenólicos e betalaínas. 

Este medicamento é Indicado principalmente por reduzir o armazenamento de gordura, entretanto, Cactinea ainda possui efeito diurético, elimina o excesso de fluidos sem a perda de minerais, reduz significativamente o peso corporal e outros benefícios. Cactinea é considerado um produto inovador, pois ele oferece os benefícios da drenagem linfática de forma acessível e prática.

Cactinea atua diretamente no sistema linfático impedindo a retenção de líquidos nas áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, levando à uma redução ou controle no peso corpóreo quando usado adequadamente e associado à atividade física, pois sua ação combate a retenção hídrica, resultando no diurese sem a perda de minerais e favorecendo o equilíbrio osmótico orgânico.

Além dos benefícios citados acima, Cactinea ainda ajuda afinar a silhueta, mantém a pressão arterial saudável, acelera o metabolismo, auxilia no controle do colesterol e triglicérides e também previne doenças cardíacas e diabetes. Com essa lista enorme de benefícios você não pode deixar de conhecer. 

Hoje em dia, a Cactinea já se popularizou entre os brasileiros que buscam uma alternativa para a drenagem linfática e procurem alternativas para evitar a retenção de líquidos. Por isso, este fitoterápico pode ser encontrado em diversas farmácia de manipulação do país. Procure a mais próxima de você e descubra os benefícios da Cactinea no seu organismo!

Quer saber mais como a Cactinea funciona? Se inscreva no nosso canal do youtube e fique por dentro de todos os benefícios deste fitoterápico!



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

morosil

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *