fbpx

Muitas pessoas ainda não sabem, mas depois dos 30 anos, nossa pele requer atenção especial. Isso porque a partir dessa idade, os sinais de velhice se tornam cada vez mais aparentes. Manchas, rugas e linhas de expressão aparecem mais evidentes no nosso rosto, deixando a pele cada vez mais com aspecto envelhecido.  Reunimos as melhores dicas para ter pele perfeita depois dos 30, continue acompanhando e descubra todas. Ainda que o envelhecimento seja um processo natural e irreversível, podemos deixar esse período cada vez mais prazeroso, bonito e gostoso de viver. Existem diversos hábitos que podemos aplicar no nosso dia a dia que podem retardar esse processo, deixando a pele livre de rugas e linhas de expressão por muito mais tempo. 

Sabendo disso, criamos O guia para ter a pele perfeita depois dos 30. Acompanhe e anote todas as dicas.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que cada pessoa tem uma biologia diferente, e assim cada cuidado também deve ser pensado com aquilo que você mais se identifica. Peles negras, por exemplo, por serem ricas em melanina apresentam uma maior propensão à manchas – causadas pelo súbito aumento de melanina em um região que foi machucada ou inflamada. Para evitar que isso ocorra, é necessário tomar alguns cuidados específicos e principalmente o acompanhamento de um dermatologista para indicar os produtos  para o seu tipo de pele.

Conheça as dicas

A partir dos 30 anos, a pele pode apresentar os temidos sinais do tempo, já que começa perder colágeno, fibras e elasticidade. Essas proteínas são as principais responsáveis por manter a pele saudável e bonita. Entretanto, é possível estimulá-las com uma dieta saudável e balanceada.

Alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitaminas (principalmente A e C) são os principais estimulantes de colágeno. Entre os alimentos responsáveis pela produção de colágeno em nosso organismo, encontram-se: ovos, peixes, carnes, feijão, brócolis. 

Contudo, você pode complementar a alimentação saudável e rica em vitaminas com cosméticos e até mesmo tratamentos estéticos que podem garantir a estimulação do colágeno depois dos 30. 

Outro nutriente extremamente importante para estimular as sínteses do colágeno, são as vitaminas. E são delas que vamos falar agora. 

Vitamina A

Também conhecida por Retinol, a vitamina A diminui as marcas de expressão e também pode ser grande aliada na produção de colágeno e na renovação celular da pele. 

Vitamina C

Presente em frutas como laranja, limão, morango e kiwi, a vitamina C é uma grande aliada na produção de colágeno. Além de auxiliar nesta produção, a vitamina C também hidrata a pele. 

A vitamina C também ajuda a reparar  lesões nas artérias, previne por conta de sua ação antioxidante a formação da placa de ateroma, reduzindo assim o risco de doenças degenerativas. Ela controla a agregação plaquetária, promove a formação de colágeno e está presente nos agentes endógenos que reduzem reações alérgicas.

Entretanto, é importante lembrar que a vitamina C não substitui a hidratação necessária a base de água que nosso organismo precisa. 

Vitamina D

Conhecida também como vitamina do sol, a vitamina D possui propriedades antioxidantes que podem combater o envelhecimento com mais facilidade. Além de poder revitalizar a pele, melhorando a elasticidade. 

Estudos mostram que a Vitamina D controla a proliferação e a diferenciação celular, auxiliando a prevenção e tratamento do câncer. Existe também especulação de que a deficiência crônica de vitamina D pode facilitar a presença do câncer de colo e de mama.

Mantendo uma dieta rica nessas vitaminas, você garante naturalmente uma pele saudável com todos os nutrientes que ela precisa. 

Além de uma alimentação balanceada, é importante lembrar de conciliar a mesma com uma rotina de cuidados com a pele. Os tão conhecidos produtos de cuidados com a pele também são grandes amigos para que a você passe dos 30 com a pele saudável e bonita. 

Saiba agora como montar sua rotina e quais produtos são essenciais e não podem faltar para garantir uma pele perfeita!

Limpeza

O primeiro passo é limpar. É extremamente importante que a limpeza da pele aconteça diariamente. Com ela, garantimos a melhor eficácia de cremes, ácidos e produtos que aplicamos na pele. 

Dermatologistas recomendam que a limpeza seja feita pelo menos duas vezes por dia, de manhã e antes de dormir. A limpeza na parte da manhã é responsável por preparar sua pele para a aplicação dos produtos diários como hidratantes e protetor solar. Já na parte da noite, ela garante que a pele esteja livre das células mortas e de toda a sujeira e poluição que nossa pele é exposta diariamente. 

Pode parecer clichê ou repetitivo mas retirar maquiagem todos os dias antes dormir com ajuda de demaquilante é essencial para ter uma pele perfeita, bonita e saudável. 

É importante conhecer seu tipo de pele e adquirir um produto de limpeza que seja indicado para você. Nada adianta utilizar um produto que não seja compatível com a necessidade da sua pele. 

Vale a pena lembrar que o uso de sabonete corporal não é indicado para o rosto, busque sabonetes próprios para a limpeza diária do rosto, já que pode desequilibrar o pH da pele, entupindo os poros e resultando em acne. 

Se for realizar a limpeza durante o banho, evite utilizar água quente, opte sempre por água morna ou fria. O banho frequente com água quente cria uma barreira cutânea, deixando a pele cada vez mais seca e desidratada. 

A limpeza da pele deve acontecer em movimentos circulares, com intenção de massagear todas as partes do rosto, com foco principal na zona T, conhecida por ter maior aglomeração de cravos e espinhas.

E para quem preferir, vale ainda o uso de água termal. Essa água auxilia o retorno do pH natural da pele, facilitando a cicatrização e o equilíbrio dos minerais necessários para deixar a pele saudável.

Esfoliação ou tônico

A esfoliação é a grande responsável pela eliminação de todas as células mortas e manter a pele saudável. Esses resíduos são os grandes vilões da pele, podendo deixá-la sem brilho, com manchas, baixa vitalidade além de entupir os poros, gerando cada vez mais cravos e espinhas. 

Diferente da limpeza, a esfoliação não deve ser feita diariamente, é recomendado esfoliar a pele no máximo duas vezes por semana e não mais que isso. 

A esfoliação deve ser feita de forma leve, em movimento circulares. Uma esfoliação mal feita, pode resultar em machucados na pele e oleosidade. Lembre-se que a limpeza sempre vem antes da esfoliação.

Uma ótima opção também é a utilização de tônicos. O tônico completa a limpeza da pele e promove renovação celular. Com a pele limpa e os poros desobstruídos, precisamos restaurar seu pH natural. 

Em peles com tendência à oleosidade, o ideal é utilizar um tônico adstringente, que ajuda a remover os resquícios de oleosidade e de maquiagem. Se você tiver uma pele normal ou sensível, os tônicos hidratantes devem ser os escolhidos. Coloque algumas gotinhas do produto em um algodão e aplique na pele sem fazer muita fricção. Pode usar de manhã e à noite, todos os dias, sem restrição. 

Hidratação

A hidratação é essencial para ter uma pele perfeita e saudável. Ela deve acontecer tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. É importante seguir o conselho de tomar 2 litros de água por dia, já que além de manter o organismo sempre hidratado, a água também auxilia na eliminação de toxinas, prevenindo a pele de ter cravos e espinhas. 

E se engana quem pensa que os benefícios de ingerir 2 litros de água são poucos. A água também pode prevenir o envelhecimento precoce, já que a sustentação da pele é feita por fibras de colágeno que necessitam de água para se renovarem e ter um bom funcionamento.

Além da ingestão de água, é essencial usar um bom hidratante para garantir uma hidratação completa da epiderme. Existem diversos tipos e é importante você escolher um que seja adequado para o seu tipo de pele (mista, seca ou oleosa). 

A hidratação deve ser feita diariamente, aplicando seu hidratante com movimentos leves e sempre de baixo para cima, dessa forma, garantimos uma pele sempre saudável. A falta de hidratação deixa a pele mais sensível e cada vez mais exposta à poluição diária. 

Não se deixe levar pelos boatos de que pele oleosa não precisa de hidratação, todos os tipos de pele devem e precisam ser hidratadas. Conheça seu tipo de pele e procure o melhor produto para você.

Além disso, assim como todas as partes do rosto, os lábios também precisam ser esfoliados e hidratados. Escolha um hidratante labial de sua preferência e desenvolva também o hábito de hidratá-los.

Lembre-se que todas as outras partes do corpo também precisam de hidratação. Busque hidratantes tanto para o rosto como também para o corpo! 

Proteção

Se você deseja passar dos 30 com uma pele jovem, bonita e saudável, deve dar atenção máxima para esse passo. Expor a pele diretamente a qualquer tipo de luz desencadeia inúmeros problemas. 

A aplicação do protetor solar diariamente reduz a ação UVA e UVB na pele, evitando o envelhecimento precoce e câncer de pele. Além de proteger o aparecimento de manchas e rugas. Diferente do que muitos pensam, é essencial a aplicação de protetor solar até mesmo em lugares fechados.

O protetor solar é outro produto que deve ir além das áreas óbvias do rosto, é de extrema importância aplicá-lo também nos lábios, orelha, pescoço, nuca, no dorso dos pés e também nas costas da mão! 

Lembre-se sempre de dar um intervalo de pelo menos 5 minutos entre o hidratante e o protetor solar para ambos tenham mais eficiência. 

Hidratantes, BB cream e maquiagens com FPS são bons, mas não substituem o protetor solar. 

Podem parecer muitos passos para quem não tem costume de cuidar da pele, entretanto eles devem ser incluídos na rotina para te auxiliar a chegar e até mesmo a manter a pele dos sonhos depois dos 30 anos. 

Agora que você já tem seu produto e sabe as principais recomendações para garantir a pele perfeita depois dos 30, é importante saber colocar tudo isso na rotina, muitas vezes corrida. Separamos dicas que podem fazer esse momento ir além de apenas autocuidado, sendo também um tempo de relaxamento. Saiba as principais dicas para transformar o momento de skin care extremamente prazeroso. 

Colocar lembrete no celular

Hoje em dia existem diversos aplicativos feitos para lembrar de beber água, procure seu preferido e nunca esqueça de se hidratar. 

Também falando sobre aplicativos, existem outros que te ajudam lembrar de reaplicar o protetor solar durante o dia. 

Acorde mais cedo

Tente acordar mais cedo ou reservar um horário especial para aproveitar o tempo mais quieto e tranquilo para fazer sua rotina de skin care.

Se você estiver no mood, escolha uma música animada para dar um up no seu dia logo pela manhã.

Certifique-se de que seus produtos estão cheios

É sempre bom reparar e dar aquela conferida para saber se seus produtos estão para acabar. Como estamos falando de rotina, é importante não pular nenhum dia. 

Por isso, se algum de seus produtos estiverem acabando, tente repor antes que acabe para não perder nenhum dia do skin care. 

Além disso, é extremamente importante ficar de olho e sempre conferir a data de validade do seus produtos.

Deixe seus produtos sempre à mostra

Deixando seus produtos sempre à vista, garante que você sempre os veja e lembre-se de usá-los. 

Seja no banheiro ou no quarto, reserve esse lugarzinho para deixar os principais produtos do skin care

Fique offline perto da hora de dormir

Ficando longe do celular e das redes sociais antes da hora de dormir, garante melhor qualidade do sono, evitando as temidas olheiras durante o dia.

Muitas pessoas ainda não sabem mas a pele precisa de hidratação especial nas diferentes épocas do ano. Confira como cuidar da sua pele tanto no inverno quanto no verão.

Cuidados com a pele no inverno

O tempo seco do inverno e a falta de exercícios faz com que a pele perca sua oleosidade no inverno. Contribuindo com isso, banhos mais quentes expõe a saúde do rosto, por isso é necessário prestar atenção dupla no inverno, principalmente se mora em uma região que fica fria por vários meses. Nesses períodos, lembre-se de reforçar a hidratação para garantir pele perfeita em todas as estações.

Já no verão…

No verão é necessário intensificar o uso do protetor solar. A renovação do produto deve acontecer de três em três em horas. Vai para praia e quer pegar sol? Conheça o betacaroteno, este produto é indicado principalmente para aumentar a pigmentação da pele e auxiliar no bronzeamento. Ainda que a ingestão de água seja essencial em todas as épocas do ano, é importante que no verão essa hidratação tenha atenção especial.

Ufa! Chegamos ao fim de O guia para ter a pele perfeita depois dos 30 anos. Ficou com alguma dúvida? Acompanhe nosso blog, falamos semanalmente de diversos fármacos que podem te ajudar na caminhada para garantir a pele perfeita.

Nos vemos em breve!



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

Categorias: Beleza

1 comentário

Saiba como manter sua pele saudável, bonita e hidratada no inverno · abril 22, 2020 às 5:23 pm

[…] higiene deve ser muito suave, ao tomar banho com água morna, evite ultrapassar o tempo de 10 minutos, pois a exposição prolongada a água resseca a pele e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *