fbpx

Orlistate funciona? Quais as principais indicações?

3 minutos para ler

Orlistate, também conhecido comercialmente por Xenical, é o medicamento indicado para pacientes com sobrepeso e principalmente obesidade.

Conhecido pelo seu funcionamento extremamente eficaz no controle de peso em longo prazo, o orlistate funciona para melhora dos fatores de risco associados ao excesso de peso, como hipercolesterolemia, intolerância à glicose, diabetes tipo 2, hiperinsulinemia, hipertensão arterial e promove ainda a redução da gordura visceral. 

Descubra agora se Orlistate funciona e suas principais indicações.

Diferente de grande parte dos medicamentos utilizados para o tratamento da obesidade, o Orlistate não funciona como um supressor da fome, ele age sobre enzimas pancreáticas que digerem a gordura. 

Como Orlistate funciona e principais indicações

O Orlistate age diretamente no sistema digestivo, impedindo com que 30% da gordura ingerida durante a alimentação seja absorvida em cada refeição. Dessa forma, o organismo deixará de armazenar boa quantidade de gordura por refeição, ajudando-o a reduzir seu peso. 

Além disso, Orlistate funciona ainda para prevenir novo ganho de peso, diminuindo os riscos do diabetes, hipertensão e do colesterol aumentado.

Como resultado, o efeito desse medicamento pode ser examinado entre 24 e 48 horas após sua administração. Quanto a perda de peso e os benefícios decorrentes do uso de Orlistate começam, geralmente, depois de duas semanas de tratamento. 

Entretanto, o resultado do Orlistate só funciona quando usado em conjunto com uma dieta menos calórica e uma rotina de exercício diária, para que a perda e peso passa ser alcançada com maior facilidade.

Benefícios

Apesar da perda peso, o uso de Orlistate pode oferecer outros benefícios para o organismo. Os principais benefícios são a redução das taxas de glicose no sangue, o controle da pressão arterial, auxílio da esteatose hepática, diminuição do LDL e do ácido úrico. 

Ainda mais, funciona reduzindo a gordura do intestino, melhora os fatores associados à hipertensão arterial, mantendo-a mais equilibrada e reduz taxas de açúcar no sangue.

Contraindicação0

As contraindicações do Orlistate é para pacientes com síndrome da má absorção crônica e colestase. Pacientes com hipersensibilidade a orlistate ou a qualquer um dos excipientes presentes na formulação.

Como tomar

É indicado tomar uma cápsula, junto, durante ou até uma hora após das três principais refeições. A dose recomendada é de uma cápsula dura de 120 mg. Caso alguma das refeições não seja feita, não é indicado o consumo do medicamento. É importante lembrar que ingestão diária de carboidratos e proteínas deverá ser bem distribuída entre as refeições.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais conhecidos do Orlistate são cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal.

Além disso, dores de cabeça, nas costas, sintomas de gripe, cansaço, ansiedade e insônia, são alguns dos efeitos colaterais. No geral, os efeitos adversos são facilmente controlados se o paciente for disciplinado na sua dieta.

Onde comprar

Aprendeu como Orlistate funciona e Principais indicações? Não deixe de pedir o seu! Esse medicamento pode ser encontrado em diversas farmácias do Brasil, em especial em farmácias de manipulação. 

Gostou das indicações e benefícios do Orlistate? Continue acompanhando nosso site e se inscreva no nosso canal para receber os melhores conteúdos antes de todo mundo!



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

morosil
Posts relacionados

Um comentário em “Orlistate funciona? Quais as principais indicações?

Deixe um comentário