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Quem faz exercícios físicos regularmente, mesmo em academia, desconhece o potencial dos exercícios com elásticos. Essa atividade física, proporciona ao corpo mais resistência, equilíbrio e força. O indivíduo que pratica pesos livres, pode associar em seus exercícios o treino com elástico que define o corpo todo de uma só vez.

Conheça alguns exercícios com elásticos que fortalecem a musculatura e que podem serem feitos em casa:

Rosca para o Bíceps

Em pé, com as pernas flexionadas sobre o elástico, prendê-lo firmemente. Flexione e estenda os braços simultaneamente. Realize esse exercício em 3 séries repetido 15 vezes.

Elevação para ombro

Em pé, pise sobre uma das pontas do elástico ou no meio e estenda um dos braços para cima, segurando a outra ponta do elástico. Depois, estenda o braço semiflexionado pela lateral até a altura do ombro. Faça três séries de 15 repetições

Remada

Prenda o elástico em lugar fixo. Depois flexione as duas pernas, mantendo a coluna reta. Esse exercício, proporciona flexibilidade a musculatura das costas. Exercite em 3 séries com 20 repetições.

Flexão

Sente-se sobre a cadeira, depois passe o elástico por trás do encosto, e na mesma posição feche os braços, contraindo os músculos do peito voltando sempre para a posição inicial. Faça 20 repetições em 3 séries.

Agachamento

Para exercer esse exercício, pise no meio do elástico, segurando-o com as duas mãos. Projete o corpo para trás, contraindo os glúteos, em seguida agache. Mantenha os calcanhares no chão e não deixe que os joelhos apontem para dentro das pernas. Execute 3 séries de 10 repetições.

Passada lateral Explosiva

Com o elástico em volta das pernas, flexione-as simultaneamente, dando um passo largo para o lado e depois retorne. Esse exercício diminui as lesões do joelho ocasionadas pela falta de firmamento muscular. Execute essa atividade, em 3 a 5 séries de 8 a 10 repetições para cada lado.

Rotação externa de quadril

Deitado sobre uma esteira e com os joelhos flexionados, coloque o elástico acima dos joelhos. Coloque um pé sobre o outro. Faça o movimento de rotação externa do quadril até 90 graus. Esse exercício reduz o risco de lesão da coluna lombar e dos joelhos.

Supino

Deite-se sobre o banco ou esteira, com a faixa elástica por trás dos ombros, sob o seu corpo na altura do tronco e em cada mãos segure as pontas do elástico, estenda os braços para cima sempre na altura dos ombros. Estenda-os até unir as duas extremidades. Repita esse processo, de 10 a 20 vezes.

Adução de Pernas

Deite-se sobre a esteira de bruços, em seguida ponha uma parte da faixa elástica em torno do tornozelo direito, e a outra parte no esquerdo. Dobre a perna direita na altura do joelho. Leve o calcanhar até seu glúteo. Não exagere na força. Pratique de 10 a 15 repetições em cada perna.

Trabalhando o Tríceps com elásticos

Em pé, pise numa das pontas do elástico e estenda um dos braços para cima, e com o outro braço, segure a outra ponta do elástico, dobre o cotovelo de modo que sua mão se posicione por trás do pescoço. Depois direcione sua mão para o teto. Faça séries de 10 a 12 repetições.

Opinião de Especialista

Há quem acredita que exercícios com elásticos são mais fáceis de fazer. Engano. Exige força e concentração, um movimento errado pode resultar em lesões musculares. Segundo o personal trainer, Edmilson Kanawaka, da Academia Competition em São Paulo – “Você precisa de força para esticar a borracha e, ao retornar, ainda tem que ‘lutar’ contra a resistência do acessório. Ou seja, existe um trabalho duplo bem parecido na fase concêntrica [quando vai] e na excêntrica [quando volta]” Além de que é tão benéfico quantos muitos treinos de hipertrofia para as mulheres.

Exercícios com elásticos que fortalecem o Glúteos e culote

De barriga para baixo, e com cotovelos, joelhos e pernas apoiados no chão, Prenda os elásticos com um dos joelhos. Encaixe o pé na alça do elástico e estenda a perna para cima e flexione-os, sem curvar as costas. Tente 20 vezes para cada lado realizando 3 séries.

Culote

Deite de lado, Prenda o elástico com a perna e a outra ponta do elástico, com a perna de cima. Suba e desça a perna que está em cima. Exercite 20 vezes também em 3 séries.

Trabalhar os Glúteos é importante. É a musculatura que sustenta o corpo. Quando fazemos qualquer atividade do dia a dia, e sentimos dores, é porque nossa musculatura não está firme e o risco de sofrermos lesões é grande.

No mundo da musculação os exercícios com elásticos para ganho de massa, é excelente. essa atividade aumenta a circulação do sangue nos músculos. E sem contar que, esse produto pode ser levado para qualquer lugar, seja na bolsa, mochila, e até mesmo no carro.

Os exercícios com elásticos podem ser praticados em qualquer lugar. Os exercícios com elásticos têm a mesma intensidade dos exercícios com aparelhos. O grande segredo é unir intensidade e postura.

O indivíduo que deseja iniciar os exercícios com elástico, é importante passar por uma bateria de exames, depois conversar com o personal trainer ou educador físico, para que saiba quais os exercícios são adequados ao seu corpo.

Quem pratica musculação, os exercícios com elásticos não se diferem dos exercícios com halteres. Pelo contrário, os resultados são semelhantes, por ser um exercício que pode ser praticado em qualquer ambiente.

Entretanto, importante antes de comprar o elástico analisar a resistência do material e qual a credibilidade da empresa. Para que não venha sofrer lesões devido a má qualidade do produto.



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

Categorias: Seu Treino

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