fbpx

O cuidado com a saúde se reflete em mais energia e bem-estar. Parte desse cuidado que você deve ter com você é consultar regularmente o seu médico e realizar todos os exames solicitados. Cada paciente demanda um tipo diferente de exame, de acordo com seu histórico médico, suas condições de saúde e a avaliação do profissional. 

Inúmeras doenças quando diagnosticadas no início, através dos check-ups de rotina, têm um prognóstico favorável. Entre os principais exames de sangue de rotina, estão: hemograma, colesterol, glicemia, HIV, triglicerídeos, PSA e ácido úrico.

Trouxemos algumas dicas e informações que podem te ajudar a se preparar e realizar o exame de sangue de maneira segura e correta:

Verifique se o seu exame de sangue exige jejum.

Confira alguns exames que você precisa fazer em jejum:

– Para coleta de colesterol e triglicérides, o jejum deve ser de 12 horas.

– Para coleta dos outros exames, o jejum deve ser de 8 horas.

– Para crianças até 5 anos, recomenda-se jejum de 3 a 4 horas. Entretanto, aquelas que estiverem em amamentação, o jejum deverá ser de 1 a 3 horas ou no intervalo entre uma mamada e outra.

– Em crianças acima de 5 anos de idade, o jejum recomendado é o mesmo que para os adultos.

Durante o período de jejum, o paciente poderá beber água e não deve suspender o uso de medicamentos sem autorização de seu médico.

O jejum nem sempre é obrigatório. Pergunte ao seu médico ou entre em contato com o laboratório que fará o exame.

Escolha o melhor horário

Como muitos exames de sangue exigem o jejum, as pessoas preferem fazer a coleta logo pela manhã. Antes de decidir fazer a coleta bem cedo, verifique as condições corretas do seu exame de sangue com o seu médico ou com o laboratório.

Mantenha-se calmo

Tanto adultos como crianças podem ficar nervosos no momento do exame por causa do medo de agulha. É fundamental manter a calma, para que a ansiedade não atrapalhe a coleta. Procure laboratórios que transmitam confiança e profissionalismo. Se for necessário, converse antes sobre o exame.

Fique atento ao que pode alterar os resultados dos seus exames

Prática de atividade física

Evite fazer os exercícios antes de coletar amostras para exames de laboratório. A prática de atividades físicas gera a queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).

Uso de medicamentos

Quem utiliza medicamentos regulares deve ficar atento às alterações nos exames. É importante se informar com o médico sobre a utilização ou suspensão durante o período de preparação para o exame de sangue. Além disso, deve-se ter atenção com o uso de remédios como antibióticos, anti-inflamatórios e aspirinas, que podem influenciar nos resultados do exame.

Consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem modificar significativamente os resultados. Por isso, evite o consumo antes da realização do exame.

Fumo

O fumo pode alterar alguns testes, como a dosagem de glicose. Por isso é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.

Hábitos alimentares

O tipo de dieta que você adota no seu dia a dia também pode interferir na avaliação de exames. Uma alimentação rica em gordura pode fazer subir a concentração de triglicérides, enquanto a ingestão excessiva de alimentos repletos de proteína pode elevar os níveis de amônia, ureia e ácido úrico.

A água não quebra o jejum, mas em excesso pode alterar os resultados nos exames de urina, por exemplo.

Noite de sono

O sono interfere em todo o funcionamento do organismo e uma noite mal dormida pode interferir nos níveis sanguíneos. Alguns exames exigem repouso antes da coleta, como a Prolactina. O descanso também deve ocorrer após o exame. Mais especificamente, o braço no qual ocorreu a coleta não deve carregar peso no restante do dia.

A última palavra é do seu médico

Após realizar o exame de sangue e pegar os resultados, é de extrema importância que você retorne ao seu médico. Somente ele poderá analisar as conclusões e indicar qual é o tratamento mais adequado caso seja necessário.

Ao seguir essas dicas, você prioriza sua saúde e recebe resultados mais assertivos. Além dos exames de sangue, no laboratório de análises clínicas você também pode fazer exames de coleta.

Veja como proceder para a coleta de exame de urina:

A urina coletada deve ser preferencialmente a primeira da manhã. Caso isso não ocorra, o ideal é permanecer cerca de quatro horas sem urinar, para depois realizar a coleta em frasco fornecido pelo laboratório. Recomenda-se higiene adequada, desprezar o primeiro jato, colhendo o material do jato intermediário. Levar imediatamente ao laboratório e, caso não seja possível, refrigerar e entregar até duas horas depois da coleta. 

Gostou das dicas? Conte para gente nos comentários como você costuma se preparar para seus exames ou se tem alguma dica que possa ajudar outras pessoas.

E não se esqueça de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais para mais notícias sobre saúde e bem estar.



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

Categorias: Qualidade de vida

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *