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Sabemos que manter uma qualidade de vida é importante para diversas partes do nosso corpo, os benefícios atingem desde nosso organismo até nosso psicológico, muitas vezes definindo se teremos uma boa noite de sono, se acordaremos dispostos no dia seguinte e até mesmo se vamos conseguir nos concentrar nas obrigações do dia a dia. 

Uma boa qualidade de vida é necessária extremamente necessárias se você deseja viver mais e evitar os diversos problemas de saúdes recorrentes de uma vida sem muito cuidado.

Sabendo disso e para melhorar ainda mais sua experiência de vida, criamos O guia para viver uma vida com mais qualidade. Acompanhe e anote todas as dicas. 

Antes de qualquer coisa, é necessário que você faça sempre um check up com um médico para garantir que os exames estejam sempre de acordo com o esperado e para que ele também possa auxiliar com medicamentos prescritos e fazer indicações profissionais para cada caso. 

Com a correria do dia a dia, esquecemos que manter hábitos saudáveis vai muito além de uma alimentação balanceada ou a prática de exercícios diariamente. Esses são apenas pequenos passos que quando colocados junto à outros hábitos, garantem uma qualidade de vida muito melhor. 

A tão sonhada qualidade de vida, engloba o conjunto de hábitos físicos e psicológicos que juntos garantem uma boa qualidade. Sabendo disso, separamos neste guia, dicas infalíveis que vão te ajudar viver com muito mais qualidade e por muito mais tempo. Quer saber quais são? Continue acompanhando e descubra tudo! 

Cuide da alimentação 

Já estamos mais do que cansados de ouvir que alimentação é fundamental para quem deseja viver com mais qualidade de vida. Uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e legumes ajuda a manter o organismo livre de diversas doenças como derrame, infarto, diabetes e obesidade, que podem ser extremamente prejudicial a vida de uma pessoa. 

Procure sempre prestar atenção no seu cardápio diário. Tente diminuir a frequência de consumo em alimentos com muita gordura saturada e sódios. É por meio da alimentação que o organismo recebe as vitaminas e nutrientes necessário para o bom funcionamento, uma dieta baseada em alimentos de poucos nutrientes, nada ajuda para manter uma boa qualidade de vida. 

Busque consumir sementes como nozes, amêndoas e castanhas, essas reduzem o risco de doenças cardíacas e são repletas de gorduras boas que possuem o poder de reduzir o colesterol. 

Se você trabalha fora, opte por levar marmitas de casa. Uma dica que vêm funcionando com muitas pessoas é preparar a quantidade de marmita certa para todos os dias da semana com antecedência. Preparando a comida em casa, você garante maior quantidade de nutrientes que são extremamente benéficas para quem busca levar uma vida melhor. 

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Siga uma rotina de sono

A qualidade do nosso sono pode definir uma série de coisas em nosso dia a dia. É durante o sono que conseguirmos descansar, que nosso corpo consegue recuperar as energias e que nos preparamos fisicamente para outro dia. 

Uma má qualidade de sono pode resultar em alterações de humor durante o dia, enfraquecimento do sistema imune, diminuição e perda da memória, maior risco de desenvolver doenças como diabetes, depressão e ansiedade. 

Mantenha sempre uma rotina de sono saudável é extremamente saudável para que você consiga acordar com muita disposição para seguir mais um dia com bastante foco e entusiasmo. 

Procure seguir as 8 horas de sono recomendadas. Antes de dormir, se afaste dos aparelhos eletrônicos e busque ler um livro ou até mesmo tentar yoga para melhorar a qualidade do sono. E fique longe de bebidas e alimentos cafeinados, estes vão te manter cada vez mais acordado, dificultando uma boa qualidade de sono. 

Exercite-se diariamente

A rotina de exercício é a grande aliada da alimentação e das noites bem dormidas. Juntos, esse trio proporciona diversos benefícios para seu corpo que vão aumentar a longevidade, qualidade de vida e também a produtividade do dia a dia. 

Longe do sedentarismo você pode evitar doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e muito mais. Procure o melhor horário para você seguir uma rotina de exercícios diária. Há quem fale que exercícios na parte da manhã garantem o up de endorfina necessária para preparar o corpo para o dia a dia. 

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É indispensável lembrar de consultar seu médico de confiança e um personal trainer antes de definir qual é o melhor exercício para você e para seu corpo de acordo com seus objetivos. 

Hoje em dia existem diversos fitoterápicos que auxiliam e dão mais energia para você treinar, procure com seu médico buscar algum que seja ideal para você e para o seu organismo e saiba como potencializar seus exercícios. 

Água é fundamental 

Ingerir dois litros de água diariamente é fundamental se você busca manter o bom funcionamento do organismo. Mas você sabe o motivo por esse bom funcionamento ser tão importante? 

A água mantém o organismo hidratado e isso é extremamente importante se você busca ficar longe de doenças como prisão de ventre que acontecem principalmente pelo ressecamento do caminho onde ocorre o trânsito intestinal. 

Além disso, o consumo de água também é responsável por manter a pressão arterial equilibrada e pode ser extremamente funcional no combate a doenças, principalmente as associadas ao sistema circulatório. 

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A ingestão de água também traz diversos benefícios para a saúde da pele, já que além de manter o organismo sempre hidratado, a água também auxilia na eliminação de toxinas, prevenindo a pele de ter cravos e espinhas. 

E se engana quem pensa que os benefícios de ingerir 2 litros de água são poucos. A água também pode prevenir o envelhecimento precoce, já que a sustentação da pele é feita por fibras de colágeno que necessitam de água para se renovarem e ter um bom funcionamento.

Se você é do tipo que esquece de beber água durante o dia, carregue sempre uma garrafinha cheia com você, dessa forma, sempre que olhar para ela você pode tomar, mesmo que não esteja com sede. 

Tome sol 

A vitamina D é extremamente importante para a renovação do cálcio, auxiliando o fortalecimento dos ossos. Além disso, ela também pode regular a presença de ferro no sangue e controla a pressão arterial e as funções cardíacas. 

A Vitamina D também é extremamente importante para a saúde da pele, e se você busca evitar o envelhecimento precoce, deve se expor ao pelo menos 15 minutos diariamente. 

Estudos mostram que a Vitamina D também é responsável por controlar a proliferação e a diferenciação celular, auxiliando a prevenção e tratamento do câncer. Existe também especulação de que a deficiência crônica de vitamina D pode facilitar a presença do câncer de colo e de mama.

E não esqueça o protetor solar, este garante a redução da ação UVA e UVB na pele, evitando o envelhecimento precoce e câncer de pele. Além de proteger o aparecimento de manchas e rugas. Diferente do que muitos pensam, é essencial a aplicação de protetor solar até mesmo em lugares fechados.

Leia mais

A leitura incentiva a criatividade, exercita o cérebro e estimula a memória. Busque ler livros do seu interesse e que não estejam extremamente ligados ao trabalho, para que este momento seja bem aproveitado. 

Além disso, a leitura também contribui para a melhora da escrita, aumenta o vocabulário. Estudos indicam que a prática de leitura antes de dormir garante uma noite de sono muito melhor, já que acontece o distanciamento da luz de eletrônicos como televisão e celular, permitindo assim, melhor dencansamento noturno.

Fique longe de álcool e cigarro

Não é novidade para ninguém que ambos podem causar mortes, diminuir drasticamente qualidade de vida e desencadear uma série de doenças. Procure não exagerar no consumo de álcool e eliminar o cigarro do dia a dia. 

O uso diário do cigarro contribui para o aumento do risco de câncer no pulmão, colesterol e ainda facilita a formação da placa de aterosclerose, podendo aumentar os riscos de infarto. 

Já o álcool é prejudicial principalmente ao fígado, mas além disso, pode causar também doenças como hipertensão, arritmia cardíaca, aumento do colesterol e diversos outros riscos a saúde. Excesso de bebidas alcoólicas também podem causar lesões no fígado, o alto consumo de álcool pode trazer efeitos negativos para o organismo. 

Uma vida livre de vícios, permite melhor qualidade durante os anos. 

Busque hobbies e faça terapia

Para manter uma ótima qualidade de vida, é importante lembrar que os esforços precisam vir de todos os lados. Por isso, manter a saúde mental em dia é extremamente essencial para que você consiga maior longevidade e viva com mais tranquilidade. 

Além da prática terapêutica de se consultar semanalmente com psicológicos, hoje em dia estamos mais abertos a conhecer novas práticas de terapia. É importante lembrar que muitas atividades do nosso cotidiano, podem ser considerados como rituais terapêuticos. 

Procure algum hobbie que te faça bem, seja ele meditar, dançar, desenhar e até mesmo praticar yoga e faça dele parte de sua terapia. Converse com sua família e encontre um hobbie que seja do interesse de todos, faça deste momento, uma hora especial em que todos aproveitem. 

A prática de yoga é extremamente benéfica para quem deseja melhorar a qualidade de vida, já que ela pode melhorar o ânimo diário e até diminuir a ansiedade. Entre os benefícios físicos, ela contribui para desenvolver maior flexibilidade, força e mobilidade, além de contribuir para diminuir e até eliminar dores no corpo. Procure aliar junto à prática, uma meditação de seu interesse durante o dia. 

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Lembre-se que nenhuma dessas práticas substituem o acompanhamento de um profissional da área. 

Separe o ambiente de trabalho

Saiba separar o ambiente familiar do ambiente de trabalho. Procure não realizar as pendências em casa para não misturar os ambientes. Muitos dos problemas de estresse são recorrentes ao estresse no trabalho. Fazendo essa separação, você consegue aproveitar mais sua casa para descansar e focar nos assuntos de seu interesse. 

Caso trabalhe em home office, separe um ambiente para chamar de escritório. Jamais trabalhe na cama e evite trabalhar no quarto, dessa forma você guarda esse cantinho para colocar o sono em dia e evitar o estresse diário. 

É importante que você consiga ter seu ambiente de lazer para que o descanso e os hobbies sejam bem aproveitado. 

Se você é do grupo +60, saiba que esses hábitos devem ser ainda mais rígidos. A alimentação deve ser ainda mais rica em bons nutrientes e os exercícios devem ser seguidos com extremo cuidado para evitar de acontecer qualquer tipo de acidente físico. 

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Mas é importante que você não deixe para cuidar da sua qualidade de vida quando mais velho. Todos esses hábitos devem ser aplicados desde sempre em nosso dia a dia, sempre com acompanhamento médico e bastante cautela. 

Essas são nossas dicas para garantir uma qualidade de vida melhor. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão e outra dica que seja infalível para melhorar a qualidade de vida? Escreve para gente! 

E para ficar ainda mais por dentro das melhores dicas de qualidade de vida, beleza e emagrecimento, acompanhe nossas redes e nosso blog, atualizamos semanalmente com artigos que podem te auxiliar a garantir uma qualidade de vida melhor. 



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704

Categorias: Qualidade de vida

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