fbpx

Já pensou em melhorar a sua dor intestinal com só um medicamento? A Cáscara sagrada, conhecida cientificamente como Rhamnus purshiana, é uma planta medicinal utilizada para tratar principalmente a prisão ventre, graças ao seu efeito laxante que tende a promover a evacuação das fezes. Se você quer saber sobre Cáscara Sagrada Para que serve contraindicações onde comprar, continue lendo.

Cáscara sagrada é usada pelos nativos norte-americanos desde a antiguidade pelo efeito laxativo. Suas propriedades são responsáveis por causar uma irritação no colo intestinal, ação que aumenta o movimento peristáltico, facilitando a evacuação.

As substâncias presentes na planta também estimulam terminações nervosas, ação que acelera a passagem de alimentos pelo intestino e diminui a absorção  de água, deixando as fezes mais hidratadas, características que facilita a evacuação. O tempo estimado para o início da ação deste medicamento é de 6-8 horas após sua administração. 

Saiba agora sobre Cáscara Sagrada Para que serve contraindicações onde comprar.

Cáscara Sagrada: Para que serve 

Além de ser mais conhecida pelo seu efeito laxante, a Cáscara Sagrada tem propriedades anti-envelhecimento que ajudam a reduzir as rugas e manchas na pele que surgem com o passar dos anos.

Este medicamento ainda pode ser usado para tratar as marcas de acne no rosto, lembre-se de consultar seu dermatologista antes de utilizar. Ainda possui propriedades hidratantes que podem te ajudar manter uma pele fresca e hidratada. 

Também é perceptível a melhora da saúde capilar, pois este medicamento evita o bloqueio dos poros do couro cabeludo, que consequentemente causam a queda do cabelo e ajuda eliminar piolhos e caspas.

Outro benefício da Cáscara Sagrada serve como a contribuição do medicamento para perda de peso, por possuir propriedades laxantes, a erva é indicada por alguns médicos em dietas de emagrecimento.

Estudos apontam que Cáscara Sagrada pode ser bastante eficaz a acalmar os nervos, contribuindo assim para o combate de insônias e melhorando a qualidade do sono. Além do benefício mais conhecido que é o combate a prisão de ventre.

Efeitos colaterais

Embora possua vários benefícios, o uso contínuo da cáscara sagrada pode levar ao aparecimento de alguns efeitos colaterais, tais como cansaço excessivo, cólica abdominal, diminuição de potássio no sangue, diarreia, falta de apetite, má absorção de alguns nutrientes e náuseas, suor exagerado, tontura e vômitos.

Além de perda de potássio, já que o medicamento pode potencializar a toxicidade dos digitálicos e as arritmias quando utilizada simultaneamente com drogas antiarrítmicas.

O contato da Cáscara Sagrada com diuréticos tiazídicos, esteróides corticoadrenal e raiz de anis, podem aumentar a eficiência de potássio. 

O uso da Cáscara Sagrada deve ser em doses baixas e o médico deve ser consultado antes de utilizar o medicamento. 

Contraindicações da Cáscara Sagrada

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a algum componente da fórmula não deve fazer uso do produto.

Pessoas com casos de constipação crônica, abdômen agudo, dor abdominal, obstrução intestinal, processos ulcerosos do trato digestivo, doenças inflamatórias intestinais agudas, transtornos hidroeletrolíticos, íleo paralítico, cólon irritável, diverticulite, doença diverticular, apendicite e nefrites não devem utilizar Cáscara Sagrada.

Este medicamento não pode ser utilizado em estados inflamatórios uterinos, cistites e nem quando houver hemorroida. Doses altas podem destruir a flora intestinal. Não deve ser usado diariamente e não deve ser utilizada por mais de uma semana consecutiva. 

Além disso, a Cáscara sagrada é uma planta medicinal que não deve ser usada em casos de deficiências físicas. Alguns elementos da Cáscara Sagradas são expelidos pelo rim e a urina pode apresentar coloração mais escura, podendo alterar resultados em exames de urina.

Pode causar ainda modificações bioquímicas nos exames laboratoriais, como albuminúria, hematúria e acidose metabólica.  

Este medicamento não é indicado para menores de 18 anos, lactantes e grávidas. Em casos de insuficiência hepática renal e cardíaca o seu uso é contraindicado. Informe seu médico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Se você se interessou por esse conteúdo, continue nos acompanhando no nosso canal no youtube, fique por dentro das nossas redes sociais e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber os melhores conteúdos antes de todo mundo! 



Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704


1 comentário

Orlistate funciona? Principais indicações · janeiro 17, 2020 às 1:34 pm

[…] do Orlistate é para pacientes com síndrome da má absorção crônica e colestase. Pacientes com hipersensibilidade a orlistate ou a qualquer um dos excipientes presentes na […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *