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Já pensou em garantir aquele bronzeado incrível para curtir o verão? O Betacaroteno é um carotenóide encontrado na natureza, principalmente em cenoura, folhas verdes escuras, vegetais de cor laranja e com maior poder de formação de vitamina A, agindo como antioxidante para proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. Continue acompanhando este artigo para descobrir o que é o Betacaroteno e Para que serve. 

O Betacaroteno é utilizado principalmente para aumentar a pigmentação da pele e auxiliar no bronzeamento. Mas também é muito conhecido por ser usado para diminuir a reação de fotossensibilidade severa em pacientes com protoporfiria eritropoiética e anomalias relacionadas à pigmentação: erupções polimorfas causadas pela luz solar, e Lúpus Eritematoso Discóide.

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Além de ter ação antioxidante, o betacaroteno ajuda a manter a pele saudável. O medicamento possui papel vital na saúde ocular, reduz o risco de doença coronariana, acidente vascular cerebral e outras doenças relacionadas com a idade. 

A ação antioxidante do betacaroteno fortalece o sistema imunológico, contribui para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados. Saiba mais agora sobre Betacaroteno: O que é e Para que serve.

Benefícios do betacaroteno 

Este fármaco possui diversos benefícios e separamos alguns deles para você conhecer. 

Aliado da pele 

Betacaroteno auxilia no combate aos radicais livres que envelhecem a pele e colabora para a preservação do colágeno, que aumenta a elasticidade e a tonicidade dela. 

Betacaroteno também contribui para uniformização do bronzeado, fazendo com que ocorra de forma mais rápida e eficiente. Isso porque ele auxilia na formação de melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. 

Comer uma cenoura diariamente, tomar suco de laranja com beterraba e ingerir saladas com folhas verde-escuras, aumenta a eficácia do betacaroteno, devido aos carotenóides presentes nesses alimentos. 

Auxilia no fortalecimento dos ossos 

O betacaroteno ajuda no crescimento ósseo estimulando a produção de colágeno, que faz parte da matriz óssea para fixação dos minerais como cálcio, fósforo e magnésio.

Melhora a visão

Além de ser bom para a visão e para pele, o betacaroteno protege a superfície ocular e as estruturas do olho. Esta ação melhora a lubrificação dos olhos. A síndrome do olho seco, pode causar ulceração da córnea, algumas conjuntivites inflamatórias e até a perda da visão. Ele é essencial para a visão e pode contribuir para reduzir a incidência de catarata junto com outros antioxidantes.

Aumenta imunidade

Betacaroteno aumenta a capacidade de resposta do sistema imunológico, e assim as nossas defesas ficam mais competentes na luta contra os micro-organismos invasores.  

Garante saúde para o cabelo e as unhas

O betacaroteno contribui para preservar o colágeno, pois ele ajuda a pele e o cabelo ficarem mais saudáveis.

Fontes de Betacaroteno

As principais fontes de betacaroteno são a cenoura, abóbora, batata-doce, espinafre, couve, pimentão — principalmente vermelho, mamão, caqui, manga, melão, melancia, damasco, goiaba e tangerina. 

Para aumentar a absorção e a biodisponibilidade do betacaroteno é interessante incluir algum alimento gorduroso na refeição. Castanhas ou nozes no suco e azeite na salada, do legume cozido e também na sopa, são algumas opções.

A ausência do Betacaroteno no organismo pode causar diversos problemas no corpo, tais como: problemas na acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, sensibilidade à luz, cegueira noturna, problemas nas células da pele, queda na resistência do sistema imunológico, distúrbios relacionados ao metabolismo da pele, perda de vitamina C, infecções gastrintestinais, nos olhos, dutos lacrimais e glândulas salivares.

Contraindicações

O consumo em excesso do Betacaroteno podem causar hipercarotenemia, isso quer dizer, é importante prestar atenção na quantidade de Betacaroteno ingerida por dia. Estudos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 3.000 UI (unidades internacionais) para homens e de 2.300 UI para mulheres. Ingerir mais que o recomendado, pode levar a pele à um aspecto alaranjada, que é reversível após parar de usar o suplemento. 

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Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704


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