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Precisando daquela ajudinha para melhorar o seu desempenho na academia? Sabemos que os exercícios na academia podem ser bastante rigorosos e que nem sempre chegar no fim do treino é uma tarefa fácil. Pequenas práticas no seu dia a dia podem favorecer o desempenho na hora dos treinos intensos. É de extrema importância garantir todas fontes de energia necessárias e uma rotina de exercícios e alimentação para garantir os resultados esperados com a academia. 

Sabendo disso, trouxemos 10 dicas para melhorar gradualmente o seu desempenho na academia e atingir seus objetivos com mais facilidade. Quer saber mais? Acompanhe esse artigo e descubra tudo que precisa para chegar no fim do treino com mais facilidade. 

Alimentação 

A alimentação é uma das aliadas mais importantes do treino, para que se chegue ao resultado esperado com um melhor desempenho. Ela é a principal responsável por fornecer toda energia necessária para que o organismo trabalhe de forma que sustente o treino. É sempre recomendado o acompanhamento de um nutricionista para uma dieta personalizada para seu tipo de treino e corpo. Entretanto, os alimentos ricos em sais minerais, vitaminas e proteínas são essenciais para ingerir antes do treino. Confira agora os principais alimentos indicados para consumir antes do treino.

Batata doce

Considerada por muitos o alimento perfeito para os atletas, a batata doce protege o organismo de doenças por ser rica em vitamina B6. Ela eixa os ossos mais fortes por ter grande quantidade cálcio além de também auxiliar no emagrecimento pois ao contrário de carboidratos refinados, ela evita os picos de insulina no sangue e estimula o organismo estocar gordura, e por isso garante resistência, auxiliando no desempenho do treino. 

Açaí 

O açaí é uma excelente fonte de antioxidantes capaz de ajudar no desempenho durante o treino. É recomendado ingerir uma tigela da fruta antes do treino. Quando consumido no pré-treino, o açaí vai garantir o condicionamento físico por mais tempo do que esperado. 

Mas lembre-se: ainda que considerado uma das frutas com maior teor de energia, o açaí também possui muitas calorias, então é importante não consumir em excesso. 

Ovo

Ovos são extremamente recomendados no pré-treino pois são ricos em vitamina B12, vitamina A, e outros nutrientes essenciais para o desempenho na academia. Você pode prepará-lo de várias formas, desde cozido e até mesmo como omelete. Além de possuir as vitaminas citadas anteriormente, a proteína e o carboidrato também estão presentes nos nutrientes do ovo. 

Hábitos

Prestar atenção nos hábitos que você tem antes do treino, é de extrema importância, visto que algumas mudanças no nosso dia a dia ajudam a potencializar o treino. Confira agora os principais hábitos que auxiliam a melhorar o desempenho na academia:

Varie os exercícios com frequência 

É importante sempre se atentar a mudar o exercício antes que  o treino comece ficar cansativo e monótono, é essencial que o corpo não entre em uma zona de conforto impedindo os músculos crescerem. A mudança de exercício deve sempre acontecer com auxílio de um profissional especializado, que considerará sua evolução.

A mudança de exercício pode também promover maior gasto energético e estimular as fibras musculares. 

Noite de sono

Poucas horas de sono atrapalham a rotina de treino. O descanso é fundamental para que você consiga melhorar o desempenho na academia e garanta mais resultados. Durante o sono o corpo tende a liberar o hormônio que auxilia a regenerar as fibras musculares, assegurando a tonificação da musculatura. Portanto, é importante prestar atenção na qualidade do sono.

Não perca dias de treino 

É importante criar uma rotina de treinos e se organizar para não pular nenhum dia. Determine um horário fixo para treinar, o desenvolvimento desse hábito impede que você arrume compromissos que impeçam sua ida à academia. Repita sempre a mesma rotina, nos mesmos horários.

Crie uma playlist 

Diversos estudos já mostraram que conseguimos aproveitar melhor os treinos quando acompanhado de músicas. Músicas positivas e animadas tendem a deixar o treino mais intenso, melhorando assim o desempenho do mesmo. É importante lembrar que ouvir sempre as mesmas músicas pode provocar desânimo e tédio, portanto lembre-se de atualizar a playlist. 

Suplementação

O uso de suplementos pode desempenhar um papel muito importante para quem está buscando o melhor desempenho na academia, eles ajudam a manter a saúde e a boa forma física, além de complementar a alimentação e regular os nutrientes necessários no organismo. Outro benefício da suplementação é que além de aumentar a força e a massa muscular, ela também promete aumentar a resistência e o rendimento. Conheça agora suplementações que vão dar um up no seu treino. 

Ioimbina

Ioimbina funciona como auxiliar nas atividades físicas, ela proporciona uma maior disposição e aumenta o desempenho nos treinos, além de garantir uma recuperação rápida dos músculos, proporcionando um aumento de massa magra muscular. Alivia dores pós-treino, em doses baixas, a ioimbina melhora a pressão arterial, mantendo-a em um nível saudável, pois causa uma vasodilatação e diminui a resistência vascular, além de promover um relaxamento dos músculos e um alívio dos músculos e das dores pós-treino.  

Tribulus Terrestris

Tribulus Terrestris, é uma planta herbácea fitoterápica nativa, pertencente à família das Zigofiláceas, conhecida por possuir grande quantidade de espinhos. Dentre suas funções, Tribulus Terrestris é utilizado principalmente para auxiliar o ganho de massa magra e aumentar o desempenho Tribulus é o medicamento mais utilizado para aumentar vigor físico e dar disposição. Apesar de suas origens simples, o fármaco é bastante eficiente para diversas coisas e possui substâncias benéficas e funcionais ao organismo.

Açaí Extrato Seco

O açaí não é apenas uma das fontes mais ricas em antioxidantes naturais, como também tem um alto valor nutricional composto por proteínas, fibras, lipídios, vitamina e minerais, açaí também é conhecido por transformar a gordura em energia, além de apresentar grande teor de antocianinas.

Graças ao seu alto teor em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, o Açaí aumenta o metabolismo do corpo, o que ajuda você a perder quilos extras. Além disso, o açaí tem um elevado teor de fibras que auxilia o controle do apetite e digestão, eliminando o excesso de alimentos eficaz no corpo, em vez de converter a gordura.

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Andrea Segalin
Farmacêutica na Farmácia Quallitá
CRF PR 10704


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