Melatonina para que serve? Benefícios, Como tomar e onde comprar

A melatonina é um hormônio localizado no cérebro, produzido pelo nosso organismo. Geralmente, a melatonina é liberada no início da noite, conforme o dia escurece, para promover o início do sono. O pico da melatonina se dá durante o sono. Porém, seu nível é reduzido no início da manhã, sinalizando o cérebro que é hora de acordar. Continue acompanhando e entenda Para que serve a Melatonina e como tomar.

À noite, quando está escuro, a produção de melatonina aumenta induzindo o cérebro a sentir sono. Durante o dia, quando está claro, a secreção de melatonina reduz-se, fazendo com que fiquemos mais despertos. A simples exposição à luz durante a noite ou ao escuro durante o dia pode alterar o ritmo de produção da melatonina.

Para que serve a Melatonina

Além de tratar a insônia, a melatonina serve também para ajudar no tratamento da menopausa, enxaqueca, fibromialgia e câncer de mama

Entretanto, existem diversas circunstâncias podem interferir no ciclo de natural da melatonina, confira algumas delas: 

Idade

A produção de melatonina pela glândula pineal varia significamente com a idade. No ser humano, o hormônio do sono, passa a ser liberado ao redor do quarto mês de vida, junto com a consolidação do sono no período da noite. A partir dessa idade, a capacidade de secreção noturna de melatonina aumenta rapidamente atingindo um pico entre as idades entre um e três anos. Desde então, a produção de melatonina desce ligeiramente, estabilizando-se em um patamar que persiste durante quase toda a vida adulta.

Conforme envelhecemos, a secreção noturna de melatonina começa a sofrer um declínio. Pessoas com mais de 70 anos, apresentam níveis de hormônio do sono cerca de 75% mais baixos que durante a juventude. Geralmente, a  queda desses hormônios está ligada com à calcificação progressiva da glândula pineal, que se torna cada vez menos capaz de liberar o hormônio.

Influência da luz

A liberação da melatonina pode ser inibida também pela alta exposição à luz durante a noite. Mesmo em pequena intensidade, principalmente se as pupilas estiverem dilatadas. Estudos mostram que o comprimento de onda entre 446 e 447 nm, e percebido por nós como luz azul, o tipo de luz que mais suprime a secreção de melatonina. Essa luz é encontrada em luzes de LED e em aparelhos eletrônicos, como e-books, tablets, computadores e celulares. 

Por isso, é cada vez mais comum vermos pessoas que tem adquirido óculos com lentes de coloração laranja, pois ajudam a bloquear a luz, reduzindo o efeito inibitório das luzes artificiais sobre a eliminação noturna de melatonina. 

Medicamentos 

Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. Principalmente os medicamentos da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para  o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos. A cafeína e o álcool também são substâncias que interferem na eliminação de melatonina. 

A falta de Melatonina inspirou a criação de formas sintéticas do hormônio, com objetivo seria criar um fármaco que ajudasse a combater a insônia. No Brasil, os pacientes podem comprar formulações preparadas pelas farmácias de manipulação, desde que com receita médica. Continue e descubra os principais benefícios da Melatonina.

Apesar de ser usada inicialmente para no combate ao distúrbio do sono, a Melatonina possui vários outros objetivos como:

Auxilia a prevenção e combate ao câncer

Estudos mostram que mulheres que trabalham por mais de 30 anos em período noturno possuem mais chances terem de câncer de mama. Já homens que trabalham a noite têm mais riscos de desenvolverem câncer de próstata, reto, bexiga, pâncreas e pulmão. Pesquisadores deste estudo, apresentam a hipótese que o trabalho noturno afeta a produção de melatonina, já que luz inibe sua síntese, o que tende a propiciar a ocorrência de tumores. 

Auxilia no tratamento do Parkinson

Pacientes com parkinson muitas vezes reclamam da dificuldade para dormir. Além de ser uma boa opção para lidar com esse sintoma da doença, parece também amenizar os sintomas motores. 

Alternativa para enxaquecas 

A melatonina estimula a  neurotransmissão gabaérgica, inibe a glutamatérgica, articula a atuação da serotonina e dopamina. Além das suas já conhecidas propriedades antioxidantes, que são efeitos muito interessantes para o tratamento de enxaquecas.

Auxilia no emagrecimento 

Ainda que seja um benefício pouco conhecido, é fato que pessoas que dormem mal tendem a engordar com mais facilidade. Estimular a produção de melatonina no corpo e comer alimentos que contém a mesma, como nozes, tomates e cerejas, podem ser uma boa alternativa para quem busca perder peso.

Auxilia no pré-treino

A prática de atividades físicas de uma forma intensa proporciona um estresse oxidativo, a ingestão de Melatonina funciona como antioxidantes antes do treino e melhoram altamente o desempenho, proporcionando a recuperação do organismo.

Ainda mais Melatonina serve para retardar a evolução do Alzheimer, ser eficaz contra a calvície masculina genética, evitar e reparar danos causados por AVC. Também estimula células tronco a se diferenciarem em neurônios, além de ter se mostrado cada vez mais útil para tratar Esclerose Lateral Amiotrófica. 

Como tomar

Como é indicada principalmente para problemas do sono, médicos recomendam tomar até 3mg de Melatonina por dia, entre uma e duas horas antes de dormir. 

Apesar de não haver riscos no consumo da Melatonina, é sempre importante ficar atento se tem alguma alergia a algum composto da cápsula ou alergia à substância. 

O consumo excessivo pode trazer problemas, mas consumido até 10mg ao dia, o medicamento não traz complicações. Entre os efeitos colaterais apresentados no consumo elevado, estão dores de cabeça e alteração na produção de hormônios, como a prolactina. Pacientes também relatam uma maior produção de sonhos quando consomem este medicamento.

Onde comprar

A Melatonina pode ser encontrada em farmácias de manipulação em todo o Brasil, mas você também pode pedir seu medicamento pelo Whatsapp e receber sua Melatonina sem sair de casa clicando no link.

Se você aprendeu para que serve Melatonina e como usá-lá com este artigo, se inscreva na nossa Newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.